sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Birdwatching Brasil

Com o intuito de aproximar amantes da observação das aves (birdwatching) e para aqueles que tem desejo em conhecer mais sobre essa prática, lançamos hoje o este blog para que possamos trocar experiências e juntos falarmos sobre o assunto.


O que é verdadeiramente essa palavra chamada birdwatching, ai vai um breve resumo para quem ainda desconhece sobre o assunto.


Birdwatching é o termo em inglês para " Observação de aves", lançado em 1901, pelo ornitólogo inglês Edmund Selous. A observação de pássaraos é datada de pelo menos um século antes de 1901, com a criação da Audubon Society, nos Estados Unidos e da Royal Society for the Protection of Birds. Essas sociedades chamaram a atenção para o fato que as aves eram observadas vivas. Em 1930 foram formados os primeiros grupos organizados de birdwatchers na Inglaterra.



A prática é originária dos Estados Unidos e Inglaterra, e trata da observação de pássaros em geral, em seu habitat natural, ou seja, praças, parques e terrenos são próprios para o esporte. 


Equipamentos:
A prática da observação de aves pode ser realizada até mesmo a olho nú, porém existem alguns equipamentos que podem auxiliar na observação e registro do animal.
Guias de campo: Os guias de campo são pequenos livros para levar a campo auxiliando na identificação da espécie.
Binóculos: É fundamental que os binóculos sejam leves para que possa proporcionar maior agilidade e flexibilidade ao observador e principalmente que ele seja eficiente. O ideal é que sejam com aumento de 10x40 ou 10x42 e não ultrapasse 1000 gramas.
Máquinas fotográficas: Para as máquinas fotográficas compactas, é recomendado que ela tenha no mínimo 10x de zoom ótico para que possa aproximar o suficiente da ave, geralmente são as máquinas mais utilizadas devido ao seu peso e sua facilidade de locomoção. Para as câmeras DSLR que são as profissionais e com melhor qualidade é recomendado que a lente seja de no mínimo 300mm embora existam fotógrafos que conseguiram bons registros com uma lente 250mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário